terça-feira, 2 de junho de 2009

MENSAGEM PARA TODAS AS TURMAS

Pois é pessoal, o tempo corre e já estamos no final do primeiro semestre, jajá nas férias para alguns e na recuperação paralela para outros...

E como as férias são bem melhores que a recuperação, seguem aqui no blog revisões para todas as turmas (do 6° ao 9° ano), para que o rendimento na prova seja o melhor possível. Mas só lembrando que quem não estudou durante os últimos meses, de nada adianta essa revisão. Outro lembrete importante é que o estudo único e exclusivo pela revisão não é nada produtivo porque não o leva ao entendimento do assunto. Vira decoreba se você não fez a leitura do capítulo, prestou atenção nas aulas, questionou e refletiu sobre.

Amanhã, quarta-feira, 03 de junho de 2009, disponibilizarei possíveis respostas às questões da revisão, pois como vocês perceberam durante o decorrer do ano, não existe a resposta certa. Outra coisa importante a ser lembrada, talvez a mais importante, é com relação à participação de vocês. O blog está disponível para comentários. Fique à vontade. Seja recompensado!

Bons estudos e uma boa prova!

Revisão de História II Unidade – 6 ° Ano

1. Sobre os povos mesopotâmicos relacionados abaixo, cite sua localização geográfica, características específicas e principais eventos históricos:
a) Sumérios:
b) Acádios:
c) Amoritas:
d) Assírios:
e) Caldeus:

2. Por que a Mesopotâmia é considerada o berço da civilização?

3. O que eram os Zigurates?

4. Como funcionava o trabalho na sociedade mesopotâmica?

5. Qual a importância do Rio Nilo para a antiga sociedade egípcia?

6. Como o povo egípcio fazia o controle das águas?

7. Como é dividida a vida política do Antigo Egito?

8. Quais os tipos de escrita da sociedade egípcia? Quais seus usos?

9. Quais os tipos de túmulos existentes no Egito Antigo? Para quem serviam?

Revisão de História II Unidade – 7 ° Ano

1. Sobre o Renascimento Cultural a partir do século XV, defina os seguintes conceitos:
a) Humanismo:
Valorização do ser humano, volta ao estudo dos pensadores da Antiguidade e a busca da verdade pela razão.
b) Classicismo: valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético.
c) Hedonismo: (do grego hēdonē que significa prazer) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana.
d) Antropocentrismo: concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. É normal se pensar na idéia de "o homem no centro das atenções".
e) Mecenato: é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68 a.C. - 8 a.C.), um influente conselheiro de Otávio Augusto que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.

2. Cite alguns dos principais artistas renascentistas e qual o ramo da arte atuavam:
* Essa resposta tem no caderno de vocês

3. Quais as práticas do Clero que foram as principais causas da Reforma Protestante?

Despreparo intelectual (já que muitos eram até analfabetos), abuso de poder, isenção no pagamento de impostos, simonia e venda de indulgências.


4. Sobre a Reforma Protestante e a Contra Reforma, defina os seguintes conceitos:
a) 95 Teses:
Documento considerado o marco da reforma protestante, impulsiou o debate teológico que acabou por resultar no nascimento das tradições luteranas e reformadas dentro do cristianismo.
b) Index: lista de publicações proibidas pela Igreja Católica, de "livros perniciosos" contendo ainda as regras da igreja relativamente a livros.
c) Indulgência: a teologia católica, é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da Confissão, na vida terrena
d) Concílio de Trento: realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico, é considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica.
e) Santo Ofício: foi um tribunal cristão utilizado para averiguar heresia, feitiçaria, bigamia, sodomia e apostasia
f) Simonia: é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro.
g) Luteranismo: Religião criada por Matinho Lutero na Alemanha.
h) Anglicanismo: Religião criada por Henrique VIII na Inglaterra.
i) Calvinismo: Religião criada por João Calvino na Suíça.
j) Celibato clerical: determinação da Igreja que proíbe os padres e os bispos de se casarem, devendo assumir uma vida de castidade.
k) Companhia de Jesus: ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por Inácio de Loyola, cujos membros são conhecidos como jesuítas.

5. Qual o contexto histórico que envolve o período das Grandes Navegações?


* Essa resposta tem no caderno de vocês


6. Quais os principais ganhos tecnológicos deste período?

* Essa resposta tem no caderno de vocês


7. Por que os europeus deixaram de comercializar pelo Mar Mediterrâneo e partiram para o oceano Atlântico?

Primeiro pelo impedimento causado pelos turco-otomanos que ocuparam a região inviabilizando o comércio e segundo, pelo interesse pelo desconhecido, sentimento este aguçado pelo processo de Renascimento Cultural.


8. Por que os países da Península Ibérica foram os pioneiros na navegação do Oceano Atlântico?

Pela sua posição estratégica e pelo grande conhecimento marítimo desses povos.

Revisão de História II Unidade – 8 ° Ano

1. Qual a situação sócio-econômica da França pré-revolucionária?

A França passava por um período de crise financeira. Os votos eram atribuídos por ordem (1- clero, 2- nobreza, 3- Terceiro Estado) e não por cabeça. Havia grandes injustiças entre as antigas ordens e ficava sempre o Terceiro Estado prejudicado com a aprovação das leis. Os chamados Privilegiados estavam isentos de impostos, e apenas uma ordem sustentava o país, deixando obviamente a balança comercial negativa ante os elevados custos das sucessivas guerras, altos encargos públicos e os supérfluos gastos da corte do rei Luís XVI. A França ainda tinha grandes características feudais: 80% de sua economia era agrícola. Quando uma grande escassez de alimentos ocorreu devido a uma onda de frio na região, a população foi obrigada a mudar-se para as cidades e lá, nas fábricas, era constantemente explorada e a cada ano tornava-se mais miserável.

2. Cite os principais acontecimentos das seguintes fases da Revolução Francesa:
Assembléia Nacional:
Assembléia Constituinte:
Convenção:
Diretório:

* Essa questão tem no caderno de vocês.

2. Sobre a Revolução Francesa, Império Napoleônico e Congresso de Viena, conceitue:
a) Golpe do 18 Brumário:
Foi o golpe de Estado que iniciou a ditadura napoleônica na França
b) Tomada da Bastilha: Marco do início da Revolução Francesa.
c) Antigo Regime: refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França, sob as dinastias de Valois e Bourbon, entre os séculos XIV e XVIII.
d) Santa Aliança: uma das consequências imediatas do Congresso de Viena, foi um instrumento da restauração monarquica. Foi escolhido o nome de Santa Aliança para designar esse bloco militar que durou até as revoluções européias de 1848.
e) Jacobinos: defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.
f) Girondinos: eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
g) Planície: grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer. Eram chamados de planície ou pântano.
h) Waterloo: Combate que deu um fim definitivo à Era Napoleônica.
i) Bloqueio Continental: a proibição imposta por Napoleão Bonaparte que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

3. Identifique de qual processo de unificação o conceito abaixo relacionado pertence (italiana ou alemã) e dê seu significado:
a) Zollverein:
ALEMÃ - aliança aduaneira que teve como meta a liberdade alfandegária para os 38 estados alemães, o que favoreceu a liberdade entre as suas fronteiras internas facilitando assim o maior comércio e uma maior estrutura para os processos industriais, excluindo a Áustria, que era rival da Prússia
b) Carbonários: ITALIANA - era uma sociedade secreta e revolucionária fundada na Itália por volta de 1810, tinha a ideologia assentada em princípios libertários e que se fazia notar por um marcado anticlericalismo.
c) Tratado de Frankfurt: ALEMÃ - Tratado assinado ao final da guerra Franco-prussiana que cedia os territórios da Alsácia-Lorena para a Alemanha.
d) Segundo Reich: ALEMÃ - Refere-se ao mesmo período histórico naquele país; os que a empregam consideram o Sacro Império Romano-Germânico (843-1806) como um primeiro império alemão. Era governado por Oto von Bismarck.
e) Questão Romana: ITALIANA - se refere à disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papado durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano, com o estabelecimento do Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini.
f) Risorgimento: ITALIANA - (Ressurgimento em português, mas a palavra significa «ressurreição», em italiano) é o movimento na história italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o país, que era apenas uma coleção de pequenos Estados submetidos a potências estrangeiras.

4. Sobre Unificações Italiana e Alemã, complete o quadro abaixo:

------------------------- Italiana --------------- Alemã
Reino líder ------------- Sardo-Piemontês--------Prússia
Líder político----------- Oto von Bismarck-------Vítor Emanuel II
Ano de acontecimento ---- 1860-------------------1870
Nações inimigas --------- França e Áustria-------França e Áustria

Revisão de História II Unidade – 9 ° Ano

1. Sobre Primeira Guerra Mundial, conceitue:

a) Tríplice Entente:
Aliança militar que reuniu Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
b) Tríplice Aliança: Bloco formado por França, Grã-Bretanha e Rússia.
c) Tratado de Versalhes: Tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial e provocou uma crise interna na Alemanha.
d) Liga das Nações: Organização internacional, onde as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para negociar um acordo de paz.

2. Sobre Revolução Russa, conceitue:

a) Domingo Sangrento:
Incidente onde manifestantes pacíficos marcharam para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial.
b) Sovietes: surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo.
c) Revolução de Fevereiro: Revolução Menchevique de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. Seu resultado imediato foi a abdicação do Czar Nicolau II. Ela ocorreu como resultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Ela levou a transferência de poder do Czar para um regime republicano e democrático, surgido da aliança entre liberais e socialistas que pretendiam conduzir reformas políticas.
d) Revolução de Outubro: Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917. A Revolução de Outubro foi liderada por Vladimir Lenin e pelos bolcheviques, e se tornou a primeira revolução comunista marxista do Século XX.
e) NEP: política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra. Em linhas gerais, passou pela re-entrega das pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, tentando assim desesperadamente fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada.

3. Sobre o Período Entreguerras, conceitue:

a) Totalitarismo:
é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").
b) Nazismo: O termo Nazismo designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também é anticapitalista, antiliberal e racista.
c) Fascismo: é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).
d) Crash de 1929: depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.
e) New Deal: nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir aos prejudicados pela Grande Depressão
f) Salazarismo: nome do regime político autoritário e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde 1933, com a aprovação de uma nova Constituição, até 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril
g) Franquismo: é um regime político aplicado na Espanha entre 1939 e 1976, durante a ditadura do general Francisco Franco (que morreu em 1975).

4. Sobre a Segunda Guerra Mundial, conceitue:

a) Política de Apaziguamento:
A politica de apaziguamento consistiu na atitude da Inglaterra e da França que para evitarem a guerra a todo o custo foram cedendo aos avanços da Alemanha, da Itália e do Japão
b) Dia D: o dia em que a Batalha da Normandia começou - iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
c) Blitzkrieg: (termo alemão para guerra-relâmpago) foi uma doutrina militar a nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa.
d) Luftwafe: o termo geralmente usado para designar a força aérea alemã desde sua criação e ainda usado após a Segunda Guerra Mundial.
e) Eixo: aliança liderada pela Alemanha nazista em conjunto com Itália, e o Império do Japão na Segunda Guerra Mundial.
f) Aliados:Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela França e pelo Reino Unido. Em 1941, os E.U.A entram na guerra como Aliado, após o ataque japonês a Pearl Harbor, e fizeram um acordo com Getúlio Vargas para enviar o Brasil para a batalha em troca da industrialização do país
g) Anti-semitismo: O termo designa o comportamento depreciativo com relação ao povo judeu em geral, independentemente da religião.
h) Hiroshima e Nagasaki: Cidades japonesas que sofreram ataques nucleares no final da Segunda Guerra Mundial contra o realizados pela Força Aérea dos EUA.
i) Guerra fria: a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).