terça-feira, 2 de junho de 2009

Revisão de História II Unidade – 8 ° Ano

1. Qual a situação sócio-econômica da França pré-revolucionária?

A França passava por um período de crise financeira. Os votos eram atribuídos por ordem (1- clero, 2- nobreza, 3- Terceiro Estado) e não por cabeça. Havia grandes injustiças entre as antigas ordens e ficava sempre o Terceiro Estado prejudicado com a aprovação das leis. Os chamados Privilegiados estavam isentos de impostos, e apenas uma ordem sustentava o país, deixando obviamente a balança comercial negativa ante os elevados custos das sucessivas guerras, altos encargos públicos e os supérfluos gastos da corte do rei Luís XVI. A França ainda tinha grandes características feudais: 80% de sua economia era agrícola. Quando uma grande escassez de alimentos ocorreu devido a uma onda de frio na região, a população foi obrigada a mudar-se para as cidades e lá, nas fábricas, era constantemente explorada e a cada ano tornava-se mais miserável.

2. Cite os principais acontecimentos das seguintes fases da Revolução Francesa:
Assembléia Nacional:
Assembléia Constituinte:
Convenção:
Diretório:

* Essa questão tem no caderno de vocês.

2. Sobre a Revolução Francesa, Império Napoleônico e Congresso de Viena, conceitue:
a) Golpe do 18 Brumário:
Foi o golpe de Estado que iniciou a ditadura napoleônica na França
b) Tomada da Bastilha: Marco do início da Revolução Francesa.
c) Antigo Regime: refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França, sob as dinastias de Valois e Bourbon, entre os séculos XIV e XVIII.
d) Santa Aliança: uma das consequências imediatas do Congresso de Viena, foi um instrumento da restauração monarquica. Foi escolhido o nome de Santa Aliança para designar esse bloco militar que durou até as revoluções européias de 1848.
e) Jacobinos: defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.
f) Girondinos: eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
g) Planície: grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer. Eram chamados de planície ou pântano.
h) Waterloo: Combate que deu um fim definitivo à Era Napoleônica.
i) Bloqueio Continental: a proibição imposta por Napoleão Bonaparte que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

3. Identifique de qual processo de unificação o conceito abaixo relacionado pertence (italiana ou alemã) e dê seu significado:
a) Zollverein:
ALEMÃ - aliança aduaneira que teve como meta a liberdade alfandegária para os 38 estados alemães, o que favoreceu a liberdade entre as suas fronteiras internas facilitando assim o maior comércio e uma maior estrutura para os processos industriais, excluindo a Áustria, que era rival da Prússia
b) Carbonários: ITALIANA - era uma sociedade secreta e revolucionária fundada na Itália por volta de 1810, tinha a ideologia assentada em princípios libertários e que se fazia notar por um marcado anticlericalismo.
c) Tratado de Frankfurt: ALEMÃ - Tratado assinado ao final da guerra Franco-prussiana que cedia os territórios da Alsácia-Lorena para a Alemanha.
d) Segundo Reich: ALEMÃ - Refere-se ao mesmo período histórico naquele país; os que a empregam consideram o Sacro Império Romano-Germânico (843-1806) como um primeiro império alemão. Era governado por Oto von Bismarck.
e) Questão Romana: ITALIANA - se refere à disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papado durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano, com o estabelecimento do Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini.
f) Risorgimento: ITALIANA - (Ressurgimento em português, mas a palavra significa «ressurreição», em italiano) é o movimento na história italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o país, que era apenas uma coleção de pequenos Estados submetidos a potências estrangeiras.

4. Sobre Unificações Italiana e Alemã, complete o quadro abaixo:

------------------------- Italiana --------------- Alemã
Reino líder ------------- Sardo-Piemontês--------Prússia
Líder político----------- Oto von Bismarck-------Vítor Emanuel II
Ano de acontecimento ---- 1860-------------------1870
Nações inimigas --------- França e Áustria-------França e Áustria

2 comentários:

Paulo Henrique disse...

Professor vc trocou os líderes políticos das unificações, Otto von Bismarck foi líder da unificação alemã e Vítor Emanuel II da italiana.

Unknown disse...

Pois é Paulo, bem verificado, coloquei errado na hora da postagem. Valeu a indicação.