terça-feira, 2 de junho de 2009

Revisão de História II Unidade – 9 ° Ano

1. Sobre Primeira Guerra Mundial, conceitue:

a) Tríplice Entente:
Aliança militar que reuniu Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
b) Tríplice Aliança: Bloco formado por França, Grã-Bretanha e Rússia.
c) Tratado de Versalhes: Tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial e provocou uma crise interna na Alemanha.
d) Liga das Nações: Organização internacional, onde as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para negociar um acordo de paz.

2. Sobre Revolução Russa, conceitue:

a) Domingo Sangrento:
Incidente onde manifestantes pacíficos marcharam para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial.
b) Sovietes: surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo.
c) Revolução de Fevereiro: Revolução Menchevique de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. Seu resultado imediato foi a abdicação do Czar Nicolau II. Ela ocorreu como resultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Ela levou a transferência de poder do Czar para um regime republicano e democrático, surgido da aliança entre liberais e socialistas que pretendiam conduzir reformas políticas.
d) Revolução de Outubro: Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917. A Revolução de Outubro foi liderada por Vladimir Lenin e pelos bolcheviques, e se tornou a primeira revolução comunista marxista do Século XX.
e) NEP: política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra. Em linhas gerais, passou pela re-entrega das pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, tentando assim desesperadamente fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada.

3. Sobre o Período Entreguerras, conceitue:

a) Totalitarismo:
é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").
b) Nazismo: O termo Nazismo designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também é anticapitalista, antiliberal e racista.
c) Fascismo: é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).
d) Crash de 1929: depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.
e) New Deal: nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir aos prejudicados pela Grande Depressão
f) Salazarismo: nome do regime político autoritário e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde 1933, com a aprovação de uma nova Constituição, até 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril
g) Franquismo: é um regime político aplicado na Espanha entre 1939 e 1976, durante a ditadura do general Francisco Franco (que morreu em 1975).

4. Sobre a Segunda Guerra Mundial, conceitue:

a) Política de Apaziguamento:
A politica de apaziguamento consistiu na atitude da Inglaterra e da França que para evitarem a guerra a todo o custo foram cedendo aos avanços da Alemanha, da Itália e do Japão
b) Dia D: o dia em que a Batalha da Normandia começou - iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
c) Blitzkrieg: (termo alemão para guerra-relâmpago) foi uma doutrina militar a nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa.
d) Luftwafe: o termo geralmente usado para designar a força aérea alemã desde sua criação e ainda usado após a Segunda Guerra Mundial.
e) Eixo: aliança liderada pela Alemanha nazista em conjunto com Itália, e o Império do Japão na Segunda Guerra Mundial.
f) Aliados:Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela França e pelo Reino Unido. Em 1941, os E.U.A entram na guerra como Aliado, após o ataque japonês a Pearl Harbor, e fizeram um acordo com Getúlio Vargas para enviar o Brasil para a batalha em troca da industrialização do país
g) Anti-semitismo: O termo designa o comportamento depreciativo com relação ao povo judeu em geral, independentemente da religião.
h) Hiroshima e Nagasaki: Cidades japonesas que sofreram ataques nucleares no final da Segunda Guerra Mundial contra o realizados pela Força Aérea dos EUA.
i) Guerra fria: a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).

2 comentários:

Unknown disse...

proto diego visitei oi nem te conto o trbalho que deu!!!bjs sua aluna queridinha e que te adora MONIQUE!!!

BARROS, Bruna Andrade. disse...

Professor :D
Poxa, muuuito obrigada pela revisão ^^
Ajudou mesmo a estudar o/

Beeijo ;*
Bye õ/