quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Revisão IV Unidade 8° Ano

1- Qual a principal característica da constituição de 1824?

O estudo da constituição de 1824 é importante por ser a primeira Constituição do país e que organiza a composição do Estado Brasileiro. Sua principal característica é o chamado Poder Moderador. Lembrando que ela foi outorgada por D. Pedro I. Saiba mais clicando aqui.

2- O que reivindicava o movimento da Confederação do Equador?

Fim do tráfico negreiro e instalação de uma república democrática. Maiores informações sobre a Confederação do Equador clique aqui.

3- Como estava a política no período regencial? Quais as principais ideologias desses grupos políticos?

Restauradores, liberais moderados e liberais exaltados.

Restauradores, conhecidos como caramurus, defendiam o retorno de D. Pedro I para o Brasil e a centralização do poder político.

Liberais moderados, os chimangos, defendiam a monarquia constitucional e o governo centralizado.

Os liberais exaltados, farroupilhas, defendiam uma organização mais democrática da sociedade e do Estado e variavam entre uma monarquia descentralizada e a proclamação da República.

4- Qual a relação da regencia Una com o golpe da maioridade?

Logo após o fim da Regência Una, quando Diogo Antônio Feijó renuncia o governo por poblemas de saúde, as divergências entre os grupos políticos crescia e a antecipação da maioridade de D. Pedro passou a ser vista como uma solução interessante para ambos os lados, pois se acreditava que isso levaria ao fim da crise do governo. Assim, em 1840, com 14 anos, D. Pedro II é declarado maior de idade e assume o trono.

Mais informações sobre o Golpe da Maioridade aqui.

5- Sintetize :
a) Cabanagem: A Cabanagem (1835-1840) foi a revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.
De cunho popular, contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do padre João Batista Gonçalves Campos, do jornalista Vicente Ferreira Lavor Papagaio.

b) Revolta dos Malês: A chamada Revolta dos Malês (também conhecida como revolta dos escravos de Alá) registrou-se de 25 a 27 de Janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil.
Consistiu numa sublevação de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos. O termo "malê" deriva do iorubá "imale", designando o muçulmano. Foi rápida e duramente reprimida pelos poderes constituídos.

c) Farroupilha: Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Durou de 1835 a 1845.
A revolução, que originalmente não tinha caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas. Inspirou-se na recém-finda guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. Teve como líderes: Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos[5], além de receber inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade

6- Quais as principais reivindicações da Revolução Praieira?

Exigiam maior autonomia às províncias, a extinção do Poder Moderador e a nacionalização do comércio, até então dominado pelos portugueses.

Maiores informações sobre a Revolução Praieira aqui
.

7- Por que o parlamentarismo Brsaileiro era chamado "às avessas"?

No Parlamentarismo tradicional, o monarca tem um papel político reduzido e quem governa é o primeiro-ministro, escolhido pela maioria da Câmara eleita. No Brasil o Imperador era detendor de todos os poderes (devido ao Poder Moderador) o que descaracterizava a tendência parlamentarista. Ou seja, havia um Parlamentarismo "às avessas".

8- Como podemos explicar a transição do trabalho escravo para o assalariado nos cafezais brasileiros?

A crescente sociedade industrial precisa de mercado consumidor, logo a relação trabalhista deveria ser assalariada e não escravocata. Outro fator importante é que com o fim do tráfico negreiro o preço do escravo subiu muito o que tornou inviável este tipo de trabalho. Interessante observar que São Paulo, que logo percebeu esta situação e mudou o trabalho escravo para o assalariado com a migração européia, desenvolveu-se mais que o Rio de Janeiro que insistiu na mão-de-obra escrava.

9- Quais as consequencias da Guerra do Paraguai?

Para o Paraguai o massacre da população amplamente castigada durante a guerra com o assassinaato de 2/3 da população masculina adulta, o que influenciou de imediato a economia do país.
Para o brasil, o Exército saiu fortalecido e a monarquia enfraquecida já que os militares passaram a defender o abolicionismo e o republicanismo.

Maiores informações sobre Guerra do Paraguai clique aqui.

Nenhum comentário: